A extração por extrato é uma técnica muito difundida para obtenção de compostos ativos presentes em espécies vegetais, podendo ser efetuado por vários processos como maceração ou percolação de uma planta, usando um solvente hidro-glicólico, glicerina ou propilenoglicol USP.
Então podemos dizer que os extratos glicólicos são extratos naturais, obtidos através da infusão de matérias primas naturais, ervas, plantas, folhas, frutas, flores e etc, e por possuírem uma alta concentração de nutrientes da matéria prima não devem ser aplicados puros sobre a pele e cabelo.
Cada extrato glicólico tem funções diferentes de acordo com a matéria prima. Podem ser emolientes, hidratantes, adstringentes, anti-inflamatórios, cicatrizantes, estimulantes para crescimento capilar, entre muitas outras propriedades. Eles podem ser aplicados em sabonetes líquidos ou em barras, géis capilares e corporais, cremes e loções hidratantes, condicionadores, shampoo e cosméticos em geral.
Extrato Glicólico de Castanha da Índia:
A Castanha da Índia é uma semente da árvore castanheiro-da-Índia, originária do sudeste da Europa. É muito usada como anti-inflamatório. A Castanha da Índia também diminui a formação de edema e minimiza a dor (o edema comprime os nervos causando dor) e o peso nas pernas, que pode ser acompanhado de cãibras e, por vezes, de coceira.
Funções:
Tem ação adstringente, clareador da pele, anti-inflamatória, descongestionante, vaso protetor.
Aplicação:
Percentual indicado em formulações de 1% a 10%. Devido sua coloração natural poderá haver uma pequena alteração na cor final do produto em relação a quantidade adicionada dentro da formulação.
Poderá ocorrer formação de precipitado e/ou turbidez durante a estocagem, sem alterar as propriedades.
Alterações da cor são esperadas por modificações dos compostos coloridos das plantas.
Uso externo, não pode ser ingerido.
Faça sempre um pré-teste para conhecer o resultado final do produto.
Foto meramente ilustrativa. O fornecedor poderá mudar o modelo da embalagem sem prévio aviso, porem a capacidade interna continuará sendo a mesma.