Os óleos vegetais, também são chamados de óleos carreadores pois carregam suas propriedades para a pele ou cabelos, são produtos naturais extraídos das plantas em sua maior parte das sementes, é uma gordura vegetal em estado líquido viscoso.
São consideradas ativos lipossolúveis para cosméticos devido aos seus benefícios de hidratação.
Para aplicação em produtos à base de água é recomendado a utilização de um emulsionante.
Óleo Vegetal de Copaíba:
A copaíba é uma árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, muito predominante no Brasil nas regiões amazônicas. Também conhecida como copaibeira, pau-de-óleo e óleo de copaíba, é uma planta de grande porte, podendo atingir até 40 metros de altura e quatro metros de diâmetro. A copaíba vive cerca de 400 anos.
Diferente da maioria dos óleos vegetais, que são extraídos a partir das sementes dos frutos, o óleo de copaíba é produzido no caule da planta, ou seja, é um produto natural existente no tronco da copaíba.
Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba auxilia no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta. É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.
Nos cabelos, também possui benefícios, razão pela qual o óleo de copaíba é utilizado pela indústria cosmética na fabricação de shampoo e cremes hidratantes. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.
Prensado a frio.
O percentual indicado em formulações é de 0,1% a 100% (não tem limite, pois pode ser usado puro), indica-se a adição mínima ideal de 1 a 5 ml para cada 100 ml de produto, porém em excesso poderá diminuir a viscosidade.
Faça sempre um pré-teste para conhecer o resultado final do produto.
Foto meramente ilustrativa. O fornecedor poderá mudar o modelo da embalagem sem prévio aviso, porem a capacidade interna continuará sendo a mesma.